Maison Plume
Maison Plume
2015. Restaurante. Fortaleza, Ceará, Brasil.
Equipe Técnica: Projeto – Eduardo Soares, Garcez Filho e Lara Fernandes; Imagens – Eduardo Soares; Desenhos – Camila Moretti e Camila Studart.
As proprietárias do restaurante de comida saudável nos procuraram a partir da Garrafeira 520, um de nossos outros projetos, e desejavam um espaço que remetesse à um clima doméstico despretensioso, de preferência com plantas e área para exposição de produtos da casa.
A tradução do termo em francês “Maison Plume” remete exatamente ao conceito que as clientes desejavam para o ambiente: uma casa de clima leve, feito pluma. Então, no propósito de superar expectativas, o projeto buscou referências nos cafés europeus contemporâneos para trazer uma sensação de ambiente externo para o interior do restaurante e nas decorações boêmias.
Para constituir um ambiente despretensioso, utilizamos materiais em suas características originais, com madeira aparente em verniz fosco, assemelhando-se ao natural, além de aço oxidado e concreto aparente.
Também utilizamos madeira clara, estofados em diversas cores dessaturadas e iluminação embutida compondo o grande painel com nichos para exposição de produtos.
Dessa forma, atendemos, ao mesmo tempo, à necessidade funcional e à demanda estética para o plano de fundo o balcão.
Ainda fazendo parte do arranjo arquitetônico está o vão na laje do pavimento superior com iluminação zenital para a composição do jardim vertical, aumentando a entrada de luz natural no ambiente. Também optamos por um pavimento superior em forma de casa em estrutura metálica e fechamento de vidro para assemelhar-se à uma varanda.
Contribuindo para a estética está a madeira pinus e a marcenaria personalizada para viabilizar o painel e divisórias vazadas no pavimento superior, resultando em um ambiente que passeia pelos conceitos neo-bistrô, café e epicerie artesanal.
Resultado: Clientes satisfeitas pela correta tradução de suas personalidades.