Garrafeira 520

Comerciais, Gastronômicos, Todos

Garrafeira 520

2013. Restaurante. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Equipe técnica: Projeto – Eduardo Soares, Garcez Filho, Lara Fernandes e Marisa Feitosa; Imagens – Eduardo Soares.

Os clientes solicitaram ao nosso escritório a construção do primeiro winebar da capital cearense. O espaço deveria ser acolhedor, simpático e convidativo para a apreciação de um bom vinho, diferenciando-se dos bares e lojas do mesmo segmento já existentes na cidade.

Para atender às necessidades dos clientes, nosso projeto partiu da estrutura da edificação original: uma casa da década de 1970, com dois pavimentos um elevado em relação ao nível da rua e o outro semienterrado –, um alpendre e uma grande varanda que dão acesso às lojas do pavimento superior. O local faz parte do espaço 520, um complexo de lojas relacionadas ao universo gastronômico, também projetado por nosso escritório.

A integração dos três níveis passeio, pavimento superior e pavimento inferior é feita pela combinação de rampas e escadas com degraus em forma de plataforma, os quais parecem flutuar sobre um jardim, permitindo a fluidez entre os diversos ambientes. Além disso, o pavimento semienterrado, que originalmente abrigava a garagem e outras áreas de serviço da casa, constitui o sentido tradicional de adega.

Essa atmosfera surge nos espaços interiores, principalmente pela utilização de revestimentos simples originais da casa – como as pedras e os tijolos aparentes– ou novos, como é o caso da pavimentação de bloquetes de concreto intertravado, que parte da área externa e adentra a loja sem interrupções.

Em contraponto ao aspecto rústico, foram utilizados alguns recursos como painéis em veludo com acolchoado em capitonê na áreas das mesas do estoque e superfícies amarelas na área de depósito.

A iluminação é baixa e aconchegante, obtida com a utilização de trilhos eletrificados e luminárias spot com luz nas cores amarelo e âmbar. Nossa solução permite o contraste entre zonas iluminadas e zonas de sombra, conferindo mais interesse visual ao espaço, atendendo à necessidade de organização dos expositores da loja.

Na área externa, o projeto recebe ritmo e jovialidade com um mobiliário leve e a descontração do colorido das garrafas formando painéis em referência ao principal produto do estabelecimento.

Resultado: Clientes satisfeitos com as soluções desenvolvidas.